ErgoMotion : simulador digital para análises ergonômicas com captura de movimentos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Dewes, Gustavo Luiz dos Santos
Orientador(a): Teixeira, Fabio Goncalves
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/277249
Resumo: Há décadas as tecnologias digitais vêm sendo exploradas como ferramentas chave para análises ergonômicas. Neste contexto, a presente tese de doutorado se dedica ao desenvolvimento de um simulador digital para as análises de movimentos. Esse simulador se caracteriza por ser user-friendly, ou seja, de fácil manipulação, oferecendo uma solução de baixo custo e acessível, tornando-o uma solução para análises de conforto e eficiência. O sistema óptico de captura de movimentos Kinect V.1 da Microsoft foi escolhido como ferramenta para captura de movimentos, considerando sua acessibilidade e baixo custo. O software, foi desenvolvido na plataforma Unity 3D, que utiliza programação orientada a objetos, com scripts em C# e emprega representações cromáticas para responder de forma intuitiva aos movimentos capturados. A base do software fundamenta-se em conceitos da goniometria, que estuda as amplitudes do corpo humano, e da cinesiologia, que se dedica ao estudo aprofundado dos movimentos humanos, analisando como os músculos e articulações trabalham em conjunto para produzir movimentos. Duas bibliotecas foram desenvolvidas para tornar o simulador mais eficiente. A primeira biblioteca, focada em cinesiologia, inclui 42 análises de movimentos articulares, cada uma acompanhada de animações que demonstram os movimentos e facilitam a compreensão das amplitudes articulares. Esta biblioteca emprega uma escala tonal de seis cores, variando do verde ao vermelho através de tons intermediários, para proporcionar uma identificação rápida e intuitiva tanto de desconfortos quanto de amplitudes máximas articulares. Na segunda biblioteca, voltada para a ergonomia de bicicletas de competição, ou Bike Fit, a análise utiliza uma escala de quatro cores. Os ângulos ideais para quatro tipos de bicicletas de competição são indicados em verde, e à medida que o ângulo se distancia do ideal, as cores transitam do verde para o vermelho, destacando assim os desvios dos posicionamentos mais confortáveis e eficientes. Esta tese tem como objetivo desenvolver uma ferramenta amplamente útil em diversas áreas, resultando em um software que possui características modeláveis e escaláveis. Esta estrutura flexível facilita a inclusão de novas bibliotecas para futuras análises de diferentes produtos, expandindo assim a capacidade de realizar avaliações ergonômicas mais abrangentes e eficazes. A ênfase em manter o software economicamente acessível e assegurar sua disponibilidade para um espectro mais amplo de usuários.