Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Garcia, Lucas Zafalon |
Orientador(a): |
Bittencourt, Rita Lenira de Freitas |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/258453
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Resumo: |
Esta dissertação busca explorar o vínculo existente entre a obra poética de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e seu livro póstumo chamado O amor natural, publicado em 1992. Levando em conta as controvérsias que fizeram com que essa obra não fosse publicada durante a vida do autor, analisou-se até que ponto a relação ambígua de Drummond com essa parcela de seus versos representava o encontro com um ponto sensível de sua obra que nos permitiria reinterpretar aspectos importantes de sua poesia. Inicialmente, reconstruímos as polêmicas que envolveram a publicação de O amor natural e o tratamento que a crítica especializada deu a esse livro até então para articular a hipótese de que o livro póstumo seria, dentro do sistema de obras que responde pela autoria de Drummond, um ponto privilegiado de irrupção e de elaboração de contradições centrais em sua obra. Para aprofundar tal possibilidade, explorou-se como a forma gauche da subjetividade drummondiana, seu tratamento dado ao fazer poético e sua abordagem do amor se reencenam no livro póstumo, fazendo ecoar problemáticas centrais de sua poesia ao mesmo tempo que as renova. Essa leitura se quer sustentada pelo tensionamento teórico de diferentes disciplinas, especialmente a Filosofia, a Teoria Social, a Psicanálise e a Teoria Literária, que proporcionaram chaves conceituais para analisar a poesia drummondiana comparativamente. |