Construtivismo e uma proposta de "aprender com prazer" : uma aplicação da informática educativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2005
Autor(a) principal: Carlette, Regina Célia
Orientador(a): Vicari, Rosa Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/13080
Resumo: A presente dissertação aborda um projeto criado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) relacionado ao processo ensino-aprendizagem: “Aprender com Prazer”. Essa experiência foi aplicada por duas professoras multiplicadoras dessa instituição, que foi fundada para viabilizar a ação do ProInfo – Programa de Informática na Educação – de preparar as escolas para utilizarem várias tecnologias e mídias como recurso didático, sugerindo a aplicação de uma pedagogia motivadora: a pedagogia de projetos. Essa pedagogia privilegia a construção do conhecimento a partir do interesse dos alunos, e os computadores, dentre outras mídias, eram usados como agentes no intuito de obter autonomia – o nosso ponto de chegada. Repensar a educação partindo da inserção de tecnologias e mídias - tanto de forma síncrona como assíncrona - bem como sugeri-las como um diferencial na prática pedagógica – seja na utilização de softwares educacionais como também ambiente de aprendizagem virtual e-ProInfo – eram propostas iniciais de nosso trabalho. Demonstraremos cada passo da evolução do curso: da abertura das inscrições até as conclusões alcançadas pelo grupo, enfocando estratégias, técnicas, teorias, atividades desenvolvidas e a atividade final apresentada pelos alunos para obtenção do certificado de conclusão. Destacaremos os critérios utilizados para evidenciar o desenvolvimento dos alunos na obtenção da autonomia, relacionado ao uso pedagógico do computador, suas dificuldades, seus avanços, os momentos de exigências de feedback e a avaliação final que pudesse demonstrar como é possível aprender a usar o computador e, ao mesmo tempo, repensar a prática pedagógica, evidenciando a importância da inserção das mídias para a melhoria da educação.