A verossimilhança é toda a verdade : uma leitura de São Bernardo, de Graciliano Ramos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Freitas, Ismael Cunha
Orientador(a): Sanseverino, Antônio Marcos Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/265995
Resumo: O presente trabalho objetiva investigar a configuração do princípio de verossimilhança em São Bernardo, de Graciliano Ramos, a fim de apreender as fissuras que estruturam a narrativa e colocá-las em tensão com a tradição do romance brasileiro na conjuntura dos anos 1930. Para tanto, como parte do escopo deste estudo, procuro observar como a fortuna crítica, de modo geral, elaborou o problema do ponto de vista do narrador, em diferentes contextos e com diversas bases teóricas. A minha hipótese é de que São Bernardo é composto por um jogo estético de espelhamento, a partir do qual põe em evidência uma fratura histórica diante à política da forma. Com isso, e com base no diálogo com diferentes críticos, a presente dissertação busca analisar o romance examinando os modos de inflexão do problema da verossimilhança em relação ao substrato lutuoso da narrativa e ao projeto de formação do estado nacional moderno, ambos mediados pela forma estética.