Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Cioato, Alana |
Orientador(a): |
Possamai, Zita Rosane |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/235389
|
Resumo: |
O estudo analisa a biografia da coleção de quadros parietais do Museu Anchieta de Ciências Naturais (Porto Alegre, RS). O quadro parietal foi um material didático largamente produzido e utilizado no ensino escolar, no contexto de modernização pedagógica, entre fins do século XIX e primeiras décadas do século XX. Eram pendurados nas paredes das salas de aula para serem observados por todos os alunos simultaneamente. Para elaborar a vida social desses materiais, o ponto de partida foram 278 quadros parietais, principais documentos materiais e visuais desse estudo, assim como outros registros presentes no acervo histórico do Museu Anchieta, tais como relatórios, inventários para a inspeção pública, cadernos de anotações e fotografias. A fim de responder as inquietações da pesquisa, se constituiu quatro objetivos específicos, dando origem aos capítulos da dissertação. O segundo capítulo, Os Museus Escolares e a Ciência, analisou o processo de constituição histórica das instituições envolvidas na trajetória dos quadros parietais, ou seja, o Colégio e o Museu. O terceiro, A biografia dos Quadros Parietais, identificou e analisou origem e materialidade dos quadros parietais. O quarto, Uma coleção de Quadros Parietais no Museu Anchieta de Ciências Naturais, apontou os agentes envolvidos na produção dos quadros, aquisição e usos nas salas de aula. Por fim, o quinto, A Musealização de Imagens-Artefato, descreveu o processo de musealização dos quadros, nos âmbitos da documentação, do acondicionamento, da pesquisa e da comunicação. Para tanto, a pesquisa utilizou-se do método biografia das coisas, a fim de traçar a vida social dos quadros, assim como os referenciais da Museologia, da História Cultural e da História da Educação. Categorias como cultura material e visual escolar e musealização foram operacionais para atingir os objetivos propostos. Pode-se concluir que essas imagens-artefato, os quadros parietais, foram relevantes para o ensino, principalmente das ciências e aproximou os educandos das temáticas através dos sentidos. A partir de sua obsolência para o ensino, substituídos por outros materiais, adentraram o museu e foram ressignificados como museália e como patrimônio histórico-educativo da educação. Hoje, podem ensinar sobre o ensino e a educação de outrora, no âmbito museal. |