Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Costa, Guilherme Tavares |
Orientador(a): |
Milan, Marcelo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/259328
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Resumo: |
Festivais de música gratuitos são ativos relevantes do ponto de vista do bem-estar social e da autoestima da juventude. Em sua maioria, reúnem diferentes tribos e estimulam convivência e pertencimento, incidindo no fortalecimento de identidades. A dissertação em tela apresenta os valores econômicos e socioculturais atribuídos ao festival Favela Sounds por seu público frequentador, registrados em pesquisa aplicada em Julho de 2022, durante a sexta edição do evento, em Brasília. Como objetivos, o projeto dimensiona o valor econômico de festivais de música gratuitamente oferecidos para suas comunidades, abordando técnicas de valoração de impacto no contexto de eventos; compreende o comportamento socioeconômico do público do festival investigado, apresentando alguns dos dados coletados durante a aplicação de questionário composto por 69 perguntas; e valida o investimento de recursos públicos e privados na iniciativa, utilizando-se do método de valoração contingente – MVC e sua consequente aptidão de viabilizar cenários hipotéticos que contribuam na valoração de bens reais. A disposição a pagar – DAP por ingressos do evento – que é oferecido gratuitamente – e a disposição a aceitar – DAA mais impostos com fins de investimento em festivais são investigadas, sob a hipótese confirmada de que o valor atribuído ao festival pelo público é 47,56% maior do que o investido pelo Estado. A DAP e a DAA registradas tornam-se insumos para categorização de festivais de música gratuitos enquanto bens públicos, habilitando a investigação dos valores apontados pelos entrevistados sob a luz de outras variáveis pesquisadas, tais como renda/classe social, faixa etária, gênero, cor/raça ou emprego. Conclui-se que, entre o público que frequenta o festival, há mais disposição a aceitar por um imposto hipotético que viabiliza mais investimentos neste tipo de evento do que disposição a pagar por – e a ver tornar-se privado – um evento público. |