Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Brito, Suellen Araujo de |
Orientador(a): |
Marocco, Ines Alcaraz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/183309
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Resumo: |
A presente pesquisa propõe investigar a noção teatro ritual a partir do trabalho do ator sobre si mesmo, principalmente por meio das proposições de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski. O teatro ritual é compreendido nesta proposta de pesquisa como um processo de fusão entre a vida e a arte, de desvendamento e entrega total pelo ator em busca de conhecimento de suas potencialidades afetivas e artísticas. O foco está no próprio processo em si como condição de constante investigação e conhecimento de si, como humano e ator. O teatro ritual nesta pesquisa está entrelaçado com os elementos do trabalho do ator sobre si mesmo a partir da memória afetiva, da experiência e do treinamento físico, de modo que o ator participante do processo explore as potencialidades e subjetividades de si em relação a investigação. Objetivando o processo criativo como espaço para refletir sobre o teatro ritual e os elementos que perpassam o trabalho sobre de si mesmo. A pesquisa está cruzada por dois processos criativos, na qual o primeiro foi com um grupo de atores e atrizes, e o segundo realizado com um único ator. Nos dois processos de criação foram utilizados como disparadores exercícios inspirados nas práticas de Jerzy Grotowski, Constantin Stanislavski, Eugenio Barba e Rudolf Laban; e material autobiográfico, memórias pessoais, processos que estão ligados ao acontecimento enquanto experiência que afeta, marca e atravessa o indivíduo. Para tanto a pesquisa possui como principais referenciais artísticos e teóricos Antonin Artaud, Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Constantin Stanislavski, Arnold Van Gennep, Victor Turner, Richard Schechner, Jorge Larrosa, Cassiano Sydow Quilici e Mara Lúcia Leal. Desta forma, procuro refletir alicerçado no trabalho do ator sobre si mesmo, como o ator, diante da sua realidade atual, de uma sociedade marcada por acúmulo de informações, relações imediatistas e a fugacidade dos acontecimentos que permeiam nosso cotidiano, vivencia seus processos pessoais na noção do teatro ritual. Assim, explorar como suas próprias experiências afetam seu processo de conhecimento de si nesta fusão entre a vida e a arte. |