A teodicéia da IURD, a mudança das representações e padrões comportamentais de seus crentes e/ou seus adeptos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Nery, Maria Clara Ramos
Orientador(a): Liedke Filho, Enno Dagoberto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/77819
Resumo: Este trabalho apresenta a relação de interdependência entre a teodicéia da Igreja Universal do Reino de Deus, sua prática discursiva, suas estratégias comunicacionais, seus paradoxos e coerêcias e a mudança das representações e padrões comportamentais de seus crentes e/ou de seus adeptos. Assim temos a temática da religião e representação do mundo, objetivando demonstrar a complexidade do fenômeno religioso em sua dupla função: social e psicológica. Depois temos, as características da IURD, que a diferenciam no contexto do neopentecostalismo, seus traços estruturais marcantes relacionados com os traços estruturais da sociedade brasileira. Faz-se uma análise da obra de Edir Macedo O Perfil do Homem de Deus, demonstrando os paradoxos presentes entre a linguagem textual e oral, das reuniões da referida Igreja. Segue-se com a análise dos depoimentos de crentes e/ou de adeptos, verificando o processo de internalização, por parte dos mesmos das estratégias comunicacionais adotadas pela Universal, como força motriz da mudança das representações e padrões comportamentais, pelo encontro de uma estrutura de plausibilidade do mundo, ao mesmo tempo em que se objetiva tentar esclarecer a prática discursiva da Igreja, diretamente relacionada com mentes individuais e grupais de caráter regressivo, isto é, imediatistas, intolerantes às frustrações, ambivalentes, ou seja, não conseguindo traduzir adequadamente a realidade, para os quais o discurso do aqui e agora se adequa. Finalmente, aborda-se a temática: secularização, ambivalência e reencantamento do mundo, utilizando-se como matriz teórica as abordagens e concepções de Peter Berger e Zygmunt Bauman, demonstrando ser o fenômeno Universal do Reino de Deus e seu vínculo com seus crentes e/ou seus adeptos reflexo do processo de secularização que se encontra acompanhado do reencantamento do mundo. É uma tentativa de dar um novo enfoque ao assunto Universal do Reino de Deus, sem prender-se por um só caminho, mas mostrar-se uma abordagem diferente das opções existentes no âmbito da Sociologia das Religiões.