Mecanismo de reputação em ambientes peer-to-peer baseado na teoria de interação social de Piaget

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2004
Autor(a) principal: Garcia, Leticia Silva
Orientador(a): Costa, Antonio Carlos da Rocha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/17616
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo os mecanismos de reputação em comunidades virtuais de aprendizagem implementadas através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer. Os sistemas de reputação, modelados através da TIS de Piaget e dos conceitos de comunidade e sociedade apresentados por Ferdinand Tonnies consistem na contribuição desta tese e visam a eficiente implantação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de Peer-to-Peer. A implementação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem através de redes de compartilhamento Peer-to-Peer apresenta diversos aspectos a serem observados. Podemos considerar como fator positivo a popularização do conceito pelo compartilhamento de materiais na Internet, com o aumento do numero de usuários de softwares como o e-mule e o kazaa. Como limitante, temos principalmente a dificuldade de identificação de relevância dos materiais disponibilizados em relação ao contexto de aprendizagem que se pretende estabelecer. Considerando que a identificação de origem e relevância é uma condição indispensável à constituição de Comunidade Virtuais de Aprendizagem, faz-se necessário estabelecer mecanismos de reputação que contemplem tais questões. O conceito de valor, o estabelecimento de critérios de avaliação para os objetos disponibilizados, bem como de classificação dos agentes componentes da comunidade são objetos de estudo da presente tese. Este trabalho situa-se, então, na área de intersecção da Ciência da Computação com as Ciências da Educação e Sociologia. Na área das Ciências da Educação temos o aporte da Teoria de Interação Social de Piaget, da Sociologia buscamos apoio em Tonnies e, visando suportar a comunidade virtual a ser modelada, buscamos o aporte da Ciência da Computação no que diz respeito as redes peer-to-peer.