Figurações do turnen no sul do Brasil: redes de interdependência em escolas e clubes (décadas 1870-1920)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Assmann, Alice Beatriz
Orientador(a): Mazo, Janice Zarpellon
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/194332
Resumo: Este estudo histórico cultural, trata das figurações e redes de interdependência do movimento Turnen (ginástica) no Rio Grande do Sul (RS), Brasil, especialmente, em clubes e escolas teuto-brasileiras. Como prática cultural marcadamente germânica, o Turnen se desenvolveu em locais do Rio Grande do Sul habitados por imigrantes alemães e seus descendentes. O movimento Turnen corresponde a uma gama de práticas corporais, culturais e sociais, que transcendem a definição restrita de ginástica e compõe uma figuração mais ampla. Uma figuração corresponde a uma teia de relações intersubjetivas, uma rede de interdependências, que conecta indivíduos singulares em composições socioculturais, em um processo dinâmico e oscilante de equilíbrio de tensões. Em clubes e escolas, os indivíduos e coletividades produziam representações culturais e partilhavam códigos de comportamento e sentimento, em uma relação de interdependência uns com os outros, constituindo redes que teciam as tramas de tal figuração. Diante de tais considerações, apresentamos o objetivo desta tese de doutorado: compreender como figurou o movimento do Turnen em clubes e escolas do Rio Grande do Sul no período entre as décadas de 1870 e 1920. A fim de alcançar o objetivo proposto, além da revisão bibliográfica, foram coletados e analisados indícios em documentos impressos e imagéticos. Como alicerce teórico para a interpretação e a escrita da narrativa histórica, foram apropriados os preceitos da História Cultural e as categorias da análise figuracional desenvolvidas pelo sociólogo Norbert Elias, especificamente: de figuração, redes de interdependência e equilíbrio de tensões. Por meio da interpretação dos indícios evidenciou-se a composição de uma “boa sociedade” do Turnen no sul do Brasil, com uma estrutura organizacional associativa, que produzia e partilhava representações culturais étnicas, códigos de comportamento e sentimento, tensionados pelos grupos que pertenciam à rede que constituía a figuração. Nessa rede, indivíduos singulares e coletividades assumiram determinadas posições sociais, em função de suas interdependências. Ademais, foram assinaladas composições de uma rede diretiva do Turnen no Rio Grande do Sul, composta majoritariamento por homens, e cujo grupo central era a Turnerbund de Porto Alegre (SOGIPA). Nessa sociedade cunharam-se representações culturais, códigos sociais e tensionamentos acerca da participação, gradual, de mulheres. Além dos clubes, o Turnen foi também apropriado em escolas privadas teuto-brasileiras no sul do Brasil. A partir da pesquisa realizada foi possível constatar que o movimento Turnen no Rio Grande do Sul, por meio de interrelações entre clubes e escolas teuto-brasileiras, sustentou a incorporação de um habitus ginástico alemão no sul do Brasil no período entre as décadas de 1870 e 1920. No entanto, sugere-se outras investigações acerca das demais sociedades de ginástica no sul do Brasil, a fim de evidenciar outras composições na figuração do movimento Turnen em instituições clubísticas e escolares.