Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Rosa, Fernanda Soares da |
Orientador(a): |
Zielinsky, Monica |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/190060
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Resumo: |
Esta pesquisa investiga questões referentes a arquivos e à memória na arte contemporânea, através da produção do artista brasileiro Claudio Goulart (Porto Alegre, 1954 – Amsterdã, 2005). O artista, que desenvolveu sua carreira em Amsterdã, na Holanda, desde a segunda metade dos anos 1970, e participou de exposições e de projetos em vários países, é pouco conhecido no cenário artístico brasileiro, mesmo possuindo uma significativa e interessante produção, com projeção internacional. A obra de Goulart nunca recebeu um estudo aprofundado, tendo se optado como principal fonte de pesquisa, o arquivo que o próprio artista reuniu em vida, bem como os acervos de instituições que possuem documentos sobre suas produções. A presente investigação problematiza a omissão sobre sua atuação pela memória brasileira e sobre as causas dessa ausência entre as linhas escritas sobre a arte desse país, em especial, do Rio Grande do Sul. |