Práticas experimentais e educativas no canteiro de patrimônio cultural e sua contribuição para a promoção de cidadania : canteiro vivo no Centro Cultural Vila Flores em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Wallig, João Felipe Chaves Barcellos
Orientador(a): Lersch, Ines Martina
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/241058
Resumo: Esta dissertação trata de investigar práticas experimentais e educativas no canteiro de obras de patrimônio cultural edificado com a intenção de identificar aspectos relevantes para o campo da preservação e do planejamento urbano, bem como de captar subjetividades como contribuição dessas práticas para a promoção da cidadania. O trabalho apresenta uma abordagem qualitativa, aplicada a partir das relações sociais e das consequências físico-espaciais observadas em quatro casos brasileiros, denominados neste trabalho de estudos exploratórios, a saber, a Escola Oficina de Salvador/BA, a Vila Itororó/SP, a Zeladoria do Patrimônio e a Mouraria 53/BA. O objeto empírico se trata do programa Canteiro Vivo do Centro Cultural Vila Flores, que é estudado por meio da aplicação da observação participante. A discussão teórico-conceitual foi baseada na obra de Milton Santos, que permitiu a construção da metodologia de análise tanto dos estudos exploratórios quanto do objeto empírico. O conceito de cidadania é central neste trabalho compreendido enquanto a condição de busca pela melhora de vida em sociedade realizada por sujeitos ativos e responsáveis pela história que os envolve. Para fins deste estudo, foram estabelecidas três categorias de análise, vistas como elementos fundamentais nestas práticas de educação patrimonial, a saber, o Indivíduo, a Edificação e a Cidade. As categorias foram construídas a partir do cruzamento de duas matrizes conceituais, que são os conceitos da memória, do território e da técnica presentes na dinâmica do patrimônio cultural, e os conceitos de sensibilidade, sociabilidade e socialidade, presentes nas relações de socialização promovidas nos canteiros de obra com caráter educativo em edificações históricas. Como principais resultados, esta pesquisa demonstra que o canteiro de patrimônio cultural é capaz de contribuir com três aspectos principais: preservar o patrimônio cultural, capacitar tecnicamente indivíduos e promover cidadania.