Produção didática do estudante de licenciatura em computação, epistemologia genética e neurociência cognitiva

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Cruz, Marcia Elena Jochims Kniphoff da
Orientador(a): Becker, Fernando
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/180543
Resumo: A oferta de cursos de Licenciatura em Computação vem sendo ampliada no Brasil. Esse curso pertencente a uma área de conhecimento recente: a Computação, agregando outras áreas como a Educação. Ele encerra dificuldades que exigem discussão acadêmica e social. Uma das dificuldades é a produção de material didático para ensino de Computação; esse material é desenvolvido pelos estudantes, mas, geralmente, sem base teórica adequada. Para contribuir com a superação dessa lacuna a pesquisa objetiva analisar a influência do estudo de Epistemologia Genética e Neurociência Cognitiva na produção didática de estudantes de Licenciatura em Computação, através da elaboração de problemas ou desafios de Linguagem de Programação, para o ensino de Computação no Ensino Fundamental. As atividades foram realizadas na disciplina Práticas Articuladoras em Computação IV do curso de Licenciatura em Computação, da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, com a participação de onze estudantes. As linguagens de programação exploradas para a produção do material didático foram FMSLogo, Scratch e Robokit. O levantamento dos dados contou com quatro etapas que compreenderam a produção didática dos estudantes através do desenvolvimento de problemas ou desafios de programação, o estudo das referidas teorias, em especial as categorias “Aprendizagem”, “Emoções e Sentimentos”, “Estímulo Emocional Competente”, “Abstração Reflexionante” e “Self”, a reelaboração da produção didática com base no estudo realizado e a análise dessa produção. Os dados junto aos estudantes matriculados na disciplina foram coletados através de entrevista oral e de questionário online. A análise do material didático, desenvolvido pelos estudantes, verifica a presença textual dos três primeiros elementos de referência da prática computacional estabelecidos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT: 1. Ação interativa-incremental, 2. Teste-depuração, 3.Reutilização-reformulação e 4.Abstração-modulação. A análise dos processos de abstração pseudoempírica e reflexionante permitiram entender que os resultados apontam a influência do estudo de Epistemologia Genética e Neurociência Cognitiva na produção didática dos estudantes de Licenciatura em Computação. Os problemas de programação reelaborados por nove estudantes apresentam modificações intermediárias ou muitas modificações. Conclui-se que a produção de material didático para o ensino de Computação no Ensino Fundamental pode assumir um caráter desafiador, através de descrição textual que privilegia a ação de quem resolve problemas de programação.