Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
Gravina, Heloisa Corrêa |
Orientador(a): |
Lucas, Maria Elizabeth da Silva |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/10277
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Resumo: |
Este trabalho trata das apropriações e usos do espaço público da Praça da Alfândega, centro de Porto Alegre. Construí minha inserção em campo através da realização de uma performance artística no local - baseada numa linguagem de dança contemporÂnea -, transformada, por um uso especifico, em parte do método etnográfico. A partir das interações ocorridas durante o evento performático ou motivadas por ele, delimitei meu universo de pesquisa: prostitutas, vendedores, catadores de papel, aposentados - enfim, pessoas que ocupam a praça cotidianamente e têm uma relação de identificação com aquele espaço. Assim, iniciei propondo a performance artística que realizara como tema de diálogo com este universo para, em seguida, passar a uma compreensão das dinâmicas que organizam o espaço da praça como um espaço vivido por esses atares. Observando as práticas, performançes e narrativas dos sujeitos, busquei acessar processos de construção das subjetividades na relação com aquele contexto social. A performance enquanto abordagem antropológica permeou todo o trabalho, sendo mobilizada de maneiras e com propósitos diferenciados no decorrer do processo: como base para a estrutura dramatúrgica da performance artistica; enquanto abordagem para dar conta dos aspectos performátivos das ações cotidianas, e como ferramenta analítica, possibilitando a compreensão dos eventos performáticos como arenas reflexivas através das quais pontos de tensão pouco visíveis na vida ordinária eram explícitados. |