Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Piloti, Jason Scalco |
Orientador(a): |
Silva, Regio Pierre da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/256301
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Resumo: |
Os jogos digitais têm apresentado uma vasta gama de meios de interação. No entanto, verificam-se déficits de experienciação quando estes são utilizados por pessoas com deficiência visual, ou mesmo surdocegas. A presente pesquisa investiga, por intermédio do design centrado no usuário e do mapeamento tecnológico, o uso do canal tátil como um meio agregativo ao canal auditivo no design de interfaces computacionais multimodais. O objetivo da dissertação é apresentar aportes metodológicos sistematizados para o projeto de tais interfaces, de modo que contribuam para a experiência do usuário com deficiência visual nas atividades em jogos digitais. Como metodologia adotada para condução desta pesquisa aplica-se a Design Science Research em conjunto com o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos. As principais contribuições no campo teórico são os conhecimentos referentes ao desenvolvimento de jogos digitais acessíveis às pessoas com deficiência visual, bem como as características intrínsecas à construção de recursos computacionais táteis e hápticos utilizados para interação de pessoas com deficiência visual no contexto dos jogos digitais. Para o campo prático, são propostos aportes metodológicos sistematizados que subsidiam projetistas e desenvolvedores com boas práticas de projetos e desenvolvimento de jogos digitais multimodais acessíveis às pessoas com deficiência visual, abrangendo as mais variadas taxonomias, além das próprias interfaces computacionais multimodais. Com isso, espera-se o fomento de jogos digitais acessíveis, desenvolvidos em conformidade com os aportes propostos. Parte-se do entendimento de que jogos digitais acessíveis podem oferecer níveis adequados de experiência às pessoas com deficiência visual nas atividades de jogos digitais. |