Sinfonia fílmica : aproximações entre o discurso cinematográfico e o discurso musical em 'Sal de Prata'

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Lanzoni, Pablo Alberto
Orientador(a): Oliveira, Lizete Dias de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/60369
Resumo: Esta pesquisa concentra-se na articulação entre o discurso cinematográfico e o discurso musical, a partir da observação de determinado corpus fílmico: „Sal de Prata‟ (2005) de Carlos Gerbase. O filme, organizado através de intertítulos narrativos, cujo conteúdo semântico o remete à estrutura de uma sinfonia, propicia a reflexão acerca das aproximações e das apropriações entre ambas as manifestações. Inicialmente, se discorre acerca da estrutura em música e da estrutura no cinema, em que se insere a montagem e suas apropriações à terminologia musical. Complementam a discussão vieses cinematográficos e alguns exemplos fílmicos, destacados por outros autores sob a ótica de suas aproximações a formas e estruturas musicais. A estas reflexões segue a apresentação do conceito de sinfonia fílmica e de sua aplicabilidade em „Sal de Prata‟. Para tanto, foram considerados as observações oriundas da música pertencente à trilha sonora; a organização de planos; o percurso dramático do corpus em discussão. Encerra o trabalho, um exame das relações entre uma sequência fílmica e a música a ela combinada. A sequência selecionada compreende a única peça musical que pode ser ouvida em sua totalidade em „Sal de Prata‟: Largo do Concerto n. 5 em Fá menor, BWV 1056, de Johann Sebastian Bach, discutido aqui sob o viés retórico-musical. Entre música e cena percebem-se aproximações e concomitâncias referentes às estruturas observadas que são discutidas no pormenor. Esta dissertação concentra-se na reflexão das utilizações multifacetadas da música, no complexo cinematográfico, visando contribuir para a constituição desta área interdisciplinar de estudos.