Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Vuaden, Filipe Róger |
Orientador(a): |
Indrusiak, Elaine Barros |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/189162
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Resumo: |
Este trabalho investiga a construção narrativa de Contos do Edgar (2013), uma minissérie de televisão brasileira que adapta sete contos de Edgar Allan Poe e os situa na São Paulo atual. Composta por cinco episódios, Contos do Edgar gira em torno da rotina diária de trabalho dos dedetizadores Edgar e Fortunato. Ao mesmo tempo, essa estrutura episódica da série também encobre um enredo secundário envolvendo o passado conflituoso dos personagens principais, que se desenvolve do primeiro ao último episódio. Dessa forma, Contos do Edgar transpõe para um formato audiovisual a dupla estrutura narrativa do conto literário, conforme propõe Ricardo Piglia (2011), e apresenta um balanço narrativo entre as formas episódica e seriada, remetendo à noção de complexidade narrativa proposta por Jason Mittell (2015). A partir disso, este trabalho objetiva demonstrar que essa adaptação seriada das histórias de Poe recria o suspense narrativo (INDRUSIAK, 2016) que o autor alcançava ao recorrer à dupla estrutura narrativa em suas obras ficcionais. Portanto, como meio de mapear os recursos narrativos empregados por Poe e os produtores de Contos do Edgar na criação do suspense, a metodologia deste trabalho apoia-se na Narratologia literária e cinematográfica, de acordo com as proposições de Mieke Bal (2009) e de Peter Verstraten (2009), respectivamente. Em relação à análise do corpus desta dissertação, o capítulo final agrupa em seções específicas cada um dos episódios de Contos do Edgar com o(s) conto(s) nele adaptado(s) e destaca os recursos empregados em sua construção narrativa. Desse modo, corrobora-se o diálogo formal entre as obras analisadas e evidencia-se a transposição de recursos narrativos de um meio literário para um audiovisual. |