Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Palma, Iuri Oscar |
Orientador(a): |
Leite, Carlos Augusto Bonifácio |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/278640
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Resumo: |
Esta dissertação investiga a expressão musical no contexto lésbico brasileiro. Porém, antes de chegar a tal tema, traça um panorama de como as identidades queers se formaram ao longo da história com suas lutas, conquistas e divisões. O enfoque musical inicia com a discussão do que pode ser entendido como música queer e seu papel significativo como meio de expressão, celebração e resistência nos grupos LGBTQ+. Neste universo, o estudo destaca a música lésbica brasileira como uma forma de arte que não apenas reflete as experiências das mulheres lésbicas, mas também contribui para a construção de identidades e solidariedade dentro de tal comunidade. Para isto, adota a abordagem de relembrar trajetórias de artistas significativas para o cenário lésbico na MPB acrescida do registro de canções incontornáveis ao universo sáfico nacional. Ao final, espera-se que este trabalho contribua para a ampliação do conhecimento sobre a diversidade de vozes e experiências dentro da comunidade lésbica brasileira, além de fornecer insights valiosos para futuras pesquisas sobre expressões artísticas de mulheres que amam mulheres. |