Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Werner, Aline Seligson |
Orientador(a): |
Hentschke, Liane |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/156912
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Resumo: |
O ensino de música nos anos iniciais do ensino fundamental pode ser ministrado por professores pedagogos, por profissionais formados pelo curso normal e por licenciados em música. Esta pluralidade de profissionais habilitados para o ensino de música é assegurada por documentos governamentais. Professores não especializados, no entanto, não recebem uma formação musical adequada e acabam não se sentindo seguros para ministrar o conteúdo de música na escola. Desta forma, as instituições escolares acabam optando por contratar profissionais especializados. No entanto, não há conhecimento da quantidade destes profissionais atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental bem como o quão eficazes eles se sentem para a docência da música. Portanto, o objetivo deste trabalho, foi investigar, em âmbito nacional, as crenças de autoeficácia dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental para ensinar música. Esta pesquisa foi fundamentada na Teoria de Autoeficácia (BANDURA, 1997), a partir do constructo principal, as crenças de autoeficácia. As crenças de autoeficácia são os julgamentos das capacidades que organizam as ações para atingir determinados objetivos. Esta pesquisa é um recorte do mapeamento realizado pelo grupo de pesquisa FAPROM e coordenado pela Profª Drª. Liane Hentschke. O método utilizado, de caráter quantitativo, foi o survey baseado na internet com técnica na modalidade bola de neve. Participaram desta pesquisa 274 professores de todas as regiões do país. Os dados foram coletados por meio de um questionário divido em duas partes: a primeira, com questões pessoais e a segunda parte, um instrumento de avaliação psicológica, ambas analisadas através de técnicas estatísticas. Estes dados fornecem indícios de maior número de homens licenciados em música atuando nesta etapa apesar da predominância de mulheres apresentada na pesquisa. Mostram também que os professores do sexo feminino atuam há mais tempo na educação básica com ensino de música e que elas apresentam crenças de autoeficácia mais fortalecidas. Os resultados indicaram que professores não especializados se sentem mais preparados e capazes em gerenciar o comportamento dos alunos em sala de aula. Por meio dos dados desta pesquisa, foi possível obter mais informações sobre os professores dos anos iniciais do ensino fundamental que ensinam música e, assim, espera-se contribuir para o debate relacionado à formação inicial e continuada destes profissionais. |