Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Araujo, André Corrêa da Silva de |
Orientador(a): |
Silva, Alexandre Rocha da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/212468
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Resumo: |
A presente tese de doutorado trata do problema da comunicação a partir da obra do filósofo francês Gilles Deleuze. Deleuze nunca sistematizou um conceito próprio de comunicação, apesar de ter falado sobre o termo em momentos importantes de sua obra. Observamos como há, a partir de um mapeamento das ocorrências do termo, um uso divergente da palavra comunicação. Ao longo dos anos 1960 e 1970, há uma concepção afirmativa da comunicação, vinculada a conceitos importantes de seu pensamento, ao passo que nos anos 1980 e 1990, Deleuze passa a ser um forte crítico da ideia de comunicação. Ao analisar de forma detida como são feitos tais usos, propomos que Deleuze trata de duas concepções distintas de comunicação em sua obra, onde nos anos 1980 e 1990 ele critica um conceito específico de comunicação, vinculado a uma filosofia da representação, e nos anos 1960 e 1970 ele propõe linhas dispersas, não sistematizadas por ele, para construir um conceito de comunicação vinculado a sua própria filosofia. Nesse trabalho, dividimos nossa pesquisa em três partes, que correspondem aos três capítulos da tese: na primeira, expomos como se dá a crítica de Deleuze à comunicação; na segunda, expomos a concepção de comunicação presente nos anos 1960 na obra de Deleuze; na terceira, abordamos como Deleuze entende a comunicação nos anos 1970. Dessa forma, propomos uma sistematização das proposições de Deleuze acerca da comunicação, com o objetivo de delinear um percurso teórico para um pensamento comunicacional baseado na obra do autor. |