Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Born, Patriciane Teresinha |
Orientador(a): |
Loponte, Luciana Gruppelli |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/69926
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Resumo: |
Esta pesquisa investiga a formação e atuação de professoras artistas que compõem o Ponto de Fuga - Coletivo em Arte (Montenegro/RS), a fim de discutir a respeito das possíveis relações entre docência em arte na Educação Básica e fazer artístico. Ao abordar a dicotomia entre o Bacharelado e a Licenciatura em Artes Visuais, apresenta-se a formação de professor artista do curso de Graduação em Artes Visuais: licenciatura da FUNDARTE/UERGS, no qual cinco integrantes do coletivo são graduadas, como uma possibilidade de formação para a atuação concomitante na docência e na produção artística. Num segundo momento, os modos de ser artista são tensionados (entre a genialidade artística e a atuação de coletivos de artistas como descentralização da criação), buscando discutir a formação e atuação do coletivo do qual fazem parte as professoras artistas. A partir desta trama, investiga-se os fazeres artísticos e pedagógicos das componentes do coletivo, bem como os possíveis encontros e tensões entre as duas atividades. O procedimento metodológico principal caracteriza-se pela realização de entrevistas semiestruturadas com as professoras artistas do Ponto de Fuga - Coletivo em Arte, como também um questionário escrito respondido por cada integrante. Além do material empírico derivado de tais procedimentos, somam-se ainda anotações realizadas em diário de campo sobre encontros do coletivo, bem como documentos visuais, a exemplo de imagens de trabalhos artísticos das participantes da pesquisa e convites de exposições. Considera-se que, tanto a formação de professor artista proposta pelo curso citado, como a participação no coletivo, contribuem para entrelaçamentos entre a docência e o fazer artístico, colaborando para a construção de uma noção de artista mais próxima do contexto escolar. Também é possível afirmar que o coletivo configura-se como um espaço de resistência para o exercício do fazer artístico, o que consequentemente contribui no exercício da docência em arte. |