Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Nabozny, Almir |
Orientador(a): |
Heidrich, Álvaro Luiz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/100295
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Resumo: |
A presente tese pretende compreender de que modo ocorreu o processo de autoidentificação das Geografias Culturais no âmbito político científico da Geografia acadêmica brasileira, relacionando um campo científico (BOURDIEU, 2004) a uma espacialidade empiríca. A operacionalização envolve a exploração de fontes secundárias, como Relatórios CAPES, de Projetos de Pesquisas, vinculados aos Programas de Pós- Graduação da Geografia Brasileira e leituras de teses de doutorado do Banco de Teses da CAPES (1987-2012). Os discursos, as ações e as representações dos agentes que integram, tensionam e também subvertem o campo são apreendidos em entrevistas qualitativas e entrevistas intermediadas por meio digital, realizadas com geógrafos e geógrafas de três grupos/redes de pesquisas escolhidos, sendo eles: o NEPEC, o NEER e o Grupo de Geografia Humanista e Cultural. Embora tenhamos menor acesso discursivo e oral por entrevista ao grupo NEPEC, tracejamos compreensões sobre o mesmo em leituras sistemáticas do Periódico Espaço e Cultura (UERJ, 1995-2011), o qual é capitaneado pelo Grupo. Essas ações metodológicas guardam estrita relação com as nominações culturais autoelencadas da literatura geográfica. Na construção do campo como um axioma, são relevantes os aspectos da posicionalidade e reflexibilidade do pesquisador, concomitante a reflexão balizada por uma narrativa arqueológica e com deslocamentos paraláticos, evitando-se as construções cronológicas e taxionômicas. Dentre a autocompreensão tracejada, destacam-se os autos posicionamentos de difusão de uma perspectiva importada e, por vezes, enredada numa ―territorialidade brasileira‖, conforme as discussões temáticas. De outro, o amalgamento de dispersos geógrafos (no espaço ôntico e institucional) com tendências temáticas, teóricas mais propensas para as abordagens não racionalistas anunciadas por Gomes (1996), indicando uma mudança epistêmica e de mundo (Modernidade). Nesse ínterim, um debate humanista cultural é angariado sob os auspícios das fenomenologias. Na reconfiguração de uma tradição crítica, sobressaem-se as questões de identidades e de espaço geográfico engendradas em uma luta pelo espaço e apoderamento das condições de existência, em oposição a um discurso privilegiado entre identidade e imagem de espaço em que a representação (científica) maximiza o efeito semiótico da venda do espetáculo. Dentre outros domínios, salientam-se os tensionamentos entre uma ideia/representação, real/materialidade, pesquisador/pesquisados, etc., em que os conceitos enunciados buscam configurar mediações, como partes das possibilidades, das transformações sociais e científicas desejadas. A racionalidade é pluralizada, resultando em linguagens compreensivas em oposição às preditivas, com propensão para uma ―epistemologia‖ em que as estruturas de poder trabalham na produção e valorização da diferença. |