Por entre os dedos : arte e crianças contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Borges, Camila Bettim
Orientador(a): Cunha, Susana Rangel Vieira da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/83299
Resumo: O presente estudo buscou compreender as relações que as crianças estabelecem com a arte contemporânea quando a mesma é apresentada, discutida e explorada no contexto escolar. Refletindo sobre a desarticulação e lacuna existente entre a arte contemporânea e a concepção de arte escolar, pensada somente como um produto e aquém de um processo, esta pesquisa se propôs a investigar junto às crianças como elas se articulam com a arte contemporânea, a partir de ações propositivas que ampliam suas formas de perceber os materiais e objetos do cotidiano. Neste sentido, a arte contemporânea serviu para pensar a metodologia de pesquisa e as crianças. Sendo utilizadas referências artísticas como: Marcel Duchamp, Joseph Kosuth, Nelson Leirner, Lia Menna Barreto e Sandro Ka, investigação ancorou-se teoricamente nos estudos sobre Pesquisas com Crianças (Pereira, Rabello de Castro, Tomás, Sarmento), nos estudos da Arte Contemporânea (Archer, Cauquelin, Chiarelli e Canton), e nos estudiosos que discutem acerca das Crianças Contemporâneas (Dornelles e Heywood). Tratou-se, portanto, de uma investigação realizada dentro de uma escola pública na cidade de Porto Alegre/RS, com um grupo de nove crianças de um primeiro ano. Para este estudo foram realizadas duas semanas de observação, dezessete encontros, além de uma visita ao MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul – ocorridos entre os meses de julho a dezembro de 2012. Como recursos metodológicos, foram utilizados os encontros propositivos – denominados metodologicamente como “Encontros Crianceiros” – os registros audiovisuais, diário de campo da pesquisadora e os materiais explorados e produzidos pelas crianças. As perguntas centrais deste estudo: como as crianças se relacionam com as modalidades que a arte contemporânea suscita? E como as crianças exploram a arte quando ela adentra a escola? Foram respondidas por meio das análises feitas, que se desdobraram ao longo do período da pesquisa com as crianças. As concepções sobre arte, as maneiras como seus processos de criação ocorreram e suas relações com a materialidade, e ainda, a experimentação dos objetos por meio dos afetos estabelecidos foram os eixos principais de análises. O estudo destaca a potência existente no encontro entre as crianças e a arte contemporânea, principalmente no que se refere à proximidade e receptividade dos pequenos com as modalidades da mesma. Além disto, a pesquisa demonstra através dos processos de criação das crianças como estes são encharcados de significados e relações externas ao contexto escolar, que emergem em suas experimentações, assim como os afetos e enfrentamentos que se estabelecem na exploração, ressignificação e apropriação dos materiais e materialidades. Ao aproximar os pequenos da arte contemporânea, este estudo dá suporte para que se pense e discuta as articulações existentes entre arte e crianças nos contextos escolares, e o quanto estas relações podem ser pautadas pelos processos de experimentação e ressignificação, além de serem possibilidades de ampliação de repertórios, tanto para crianças, quanto para os educadores.