Um garatuja entre Wotan e o Fauno : Alberto Nepomuceno e o modernismo musical no Brasil

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Goldberg, Luiz Guilherme
Orientador(a): Lucas, Maria Elizabeth da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/10716
Resumo: A constatação da disparidade nas considerações sobre a vinculação do compositor Alberto Nepomuceno (1864-1920) com o modernismo musical durante a Primeira República brasileira gerou os problemas que a presente tese se propõe a estudar. Assim, enquanto seus contemporâneos viam nele um compositor moderno, a geração posterior, balizada pelos ideais da Semana de Arte Moderna, o viam como passadista, romântico ou (pré)nacionalista. A necessidade de se estabelecer uma leitura crítica desta mudança de avaliação e diagnosticar o elo de Nepomuceno com o movimento modernista determinou que, após o balizamento conceitual necessário à compreensão deste movimento, fosse imprescindível focalizar a formação acadêmica deste compositor e observar de que modo os conhecimentos aí recebidos se manifestaram em seu futuro profissional, em suas crenças ideológicas, opções estéticas e técnica composicional. Ao final, com o objetivo de constatar as filiações de Nepomuceno com este movimento musical, segue-se a análise de três composições: a Variations sur un Théme Original op.29, para piano, o Trio em fá sustenido menor, para piano, violino e violoncelo, e o ciclo de tragipoemas Le Miracle de la Semence, para barítono e piano/orquestra.