O DNA da criação artística em Eduardo Kac : uma engenharia construtora e reveladora de limites

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2006
Autor(a) principal: Silveira, Marcelo Tomazi
Orientador(a): Rey, Sandra Terezinha
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/8509
Resumo: Esta dissertação analisa a obra tecnológica, midiática e biológica do artista brasileiro Eduardo Kac, sobretudo os trabalhos realizados de 1984 até 2004. Os projetos foram reunidos em grupos temáticos e conceituais, denominados, principalmente, de "arte da telepresença" e de "arte biológica", expressões utilizadas pelo artista. A metodologia empregada foi a de posicionamento histórico e comparação entre obras, dentro de um contexto de análise crítica. Elementos do processo criativo foram indicados e tornam-se uma das bases sobre a qual o artista ergue sua poética. As obras e projetos de Kac evocam inúmeras perguntas e reflexões, como os limites entre arte e vida, as relações do homem com a máquina e os limites éticos de atuação e intervenção do ser humano na natureza. São fronteiras que marcam questionamentos e inquietações do artista, sempre em busca de renovações estilísticas, técnicas e conceituais sobre os resultados Dentre os objetivos principais desta pesquisa estão a compreensão das características autorais de tais obras multidisciplinares, com foco nos diversos tipos de "autores" presentes, desde o autor ou co-autor inicial, passando pelos auxiliares operacionais, até participadores ou interatores definitivos, que atualizam a obra em seu status de exibição. Foi buscado como determinar o momento da criação no campo das artes, delimitando a autoria da obra e o que a caracteriza. Os trabalhos artísticos de Eduardo Kac situam-se com facilidade sobre os terrenos da polêmica e do debate frenético, às vezes camuflando suas reais potencialidades discursivas. Nosso olhar pretende ser fiel ao objeto, ou seja, às obras estudadas, limpando-as para uma apreciação mais verdadeira e dinâmica, com aproveitamento de energias criativas, e situando a obra e o artista em suas reais locações no terreno da arte contemporânea.