Perfil de interesses vocacionais de jogadores de videogames : construção e validação de um instrumento

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Rigoni, Lucas Paulo
Orientador(a): Teixeira, Marco Antonio Pereira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/198598
Resumo: Este estudo teve por objetivo construir e obter evidências de validade para um instrumento que medisse interesses vocacionais a partir dos interesses dos jogadores pelos videogames. Procurou-se verificar a hipótese de que os videogames, nas suas pluralidades de ambientes virtuais, pudessem ser considerados como contextos diferentes, e que a maneira como as pessoas interagem com esses espaços e/ ou quais contextos escolhem para jogar indicasse perfis diferentes de interesses por jogos, que poderiam ser indicativos das dimensões de interesses vocacionais propostas por Holland (1997): Realista, Investigativo, Artístico, Social, Empreendedor e Convencional (modelo RIASEC). O formato do instrumento construído seguiu o formato de outro inventário de avaliação de interesses vocacionais, a Escala de Interesses Vocacionais (Teixeira, Castro, & Cavalheiro, 2008). Participaram do estudo 850 jogadores de videogames (76,7% homens), com média de idade de 25,1 anos (DP = 6,15). A coleta foi feita de forma online. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Interesses em Videogames, o Questionário de Caracterização dos Participantes e a Autoclassificação RIASEC, em que os participantes deveriam indicar com qual perfil mais se identificavam. Através de análises de componentes principais chegou-se a um instrumento com 42 itens e seis dimensões que corresponderam ao modelo RIASEC, embora a abrangência de conteúdo em algumas dimensões tenha sido restrita. Análises de consistência interna revelaram índices de fidedignidade adequados para as subescalas. De um modo geral, os resultados sugerem que a avaliação de interesses vocacionais a partir dos interesses por videogames é uma estratégia promissora, uma vez que foram obtidas evidências preliminares de validade e fidedignidade para o instrumento. No entanto, mais estudos são necessários no sentido de aprimorar o instrumento, obter novas evidências de validade e avançar a discussão sobre a relação entre interesses no contexto dos videogames e interesses vocacionais.