Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Kloeckner, Ana Paula |
Orientador(a): |
Ribeiro, Jose Luis Duarte |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/178369
|
Resumo: |
Em resposta à pressão competitiva, as mudanças rápidas das necessidades do consumidor, a inovação é vista como relevante para as empresas buscarem novos caminhos, entrar em novas categorias ou canais de distribuição, assim como produzir novos produtos e serviços. Dessa forma, a inovação passa a ser o principal recurso de vantagem competitiva para muitas organizações diante de um cenário de mudanças rápidas e incertezas. O Design Thinking pode contribuir para o desenvolvimento de inovações, devido à natureza do seu processo, voltado a atender às necessidades das pessoas para alcançar o sucesso da inovação. Porém, para inovar, as pessoas envolvidas no processo devem ter as competências necessárias. Nesse sentido, identificar as competências necessárias para a inovação sob a ótica do Design Thinking ajuda também na minimização dos obstáculos para a obtenção do sucesso de uma inovação. Dessa forma, o presente estudo buscou verificar a sustentação teórica do Design Thinking, desenvolvendo uma abordagem para operacionalização do Design Thinking, por meio de um jogo. Além disso, foi desenvolvido e aplicado um instrumento para avaliação das competências necessárias para inovar apoiado nas bases teóricas do Design Thinking, com grupos de estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de Engenharia, Arquitetura e Design A partir dos objetivos estabelecidos nesse estudo, foi possível verificar que a estruturação de um jogo com a base teórica e operacional do Design Thinking ajuda a acelerar o processo de aprendizado, bem como para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos. Além disso, identificou-se que o instrumento para avaliação de competências apontou que há diferenças entre grupos de estudantes, mas que nenhum deles apresentou o perfil desejado. Este instrumento pode ajudar no desenvolvimento dessas competências nesses alunos. |