Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Silva, Mariana Bulegon da |
Orientador(a): |
Bulla, Gabriela da Silva |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/229970
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Resumo: |
Este trabalho objetiva compreender, por meio da revisão de literatura, a relação entre linguagem, discurso, arte e cinema a fim de analisar de que forma essa relação se estabeleceu no curso Prática Cinematográfica do Programa de Português para Estrangeiros (PPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Prática Cinematográfica se trata de um curso orientado por projetos (HERNÁNDEZ, 1998; SCHLATTER; GARCEZ, 2012) que tem por objetivo o trabalho com a linguagem cinematográfica em um curso de Português como Língua Adicional (PLA) para a produção de um curta-metragem. Ancorada em reflexões assentadas por autores como Bakhtin (2017a), Bakhtin (2017b), Nunes (2006), Bergala (2008); Aumont (1995), Carrière (2015), Eisenstein (2002a), Eisenstein (2002b), Nogueira (2010), Martin (2003), Truffaut (2005), Xavier (1983), Xavier (2008a), busco compreender de que forma a relação entre linguagem cinematográfica e PLA se estabeleceu em cinco diferentes âmbitos do curso, quais sejam: a) no planejamento do programa; b) no planejamento das sequências de tarefas; c) nas atividades pedagógicas; d) na interação com os alunos; e) na produção dos curtas pelos alunos. Para a realização deste empreito, de modo que possa compreender o questionamento supramencionado, trato de investigar, através da autoetnografia (CHANG, 2008), de que forma tais noções constituem o curso Prática Cinematográfica e em quais momentos elas foram mobilizadas para sua realização. A partir da metodologia qualitativa de cunho autoetnográfico, realizei a geração dos dados dessa pesquisa por meio de minhas memórias acerca do curso, produzindo o total de 60 textos autonarrativos para a análise dos dados, que foram verificados por meio dos cinco recortes analíticos mencionados anteriormente. Os resultados desta pesquisa apontam que a incursão pelos estudos da linguagem cinematográfica em aula de PLA privilegiam a experiência e a relação de alteridade com a arte e com o cinema (BERGALA, 2008), a educação do olhar (HILGERT, 2014) e o trabalho transdisciplinar (MÖDINGER et al., 2012; SIGNORINI; CAVALCANTI, 1998), proporcionando uma experiência ético-estética (BULLA; HILGERT; BULEGON, 2018) em aula de PLA a favor de um projeto que envolve, linguagem, arte, cinema e multiletramentos em uma sala de aula multinível. |