Ucronias em A sul. O sombreiro, de Pepetela : matizes fatuais e ficcionais entre o tempo e o não tempo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Adam, Erlon Roberto
Orientador(a): Tettamanzy, Ana Lúcia Liberato
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/150312
Resumo: Pepetela é o codinome de Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Este escritor explora registros historiográficos de seu país, Angola, para singularizar muitas de suas narrativas, pautadas entre elementos ficcionais e históricos. Neste sentido, o presente trabalho traz como objetivo geral investigar o diálogo entre Angola e a obra literária desse escritor A Sul. O Sombreiro (2012), q uae H siestróvririaá ddee corpus para esta pesquisa. Os objetivos específicos visam analisar a construção discursiva das personagens, a fim de compreender o processo de criação literária como uma estratégia de resistência cultural, e investigar fontes históricas a partir de relatos de viajantes, para dialogar com os processos de compilação do tempo histórico cunhados na narrativa, cujo intertexto se torna claro ao longo do enredo. Quanto ao método, o campo do conhecimento humano centra-se em estudos literários e históricos voltados aos estudos luso-africanos. Para tanto, buscam-se autores que trabalham com questões referentes ao engajamento literário e à influência do contexto de seu panorama histórico e político sobre sua produção estética. Particularizam-se recursos narrativos de anacronia, vertentes ideológicas oriundas da ucronia, como o sebastianismo, e o desenvolvimento filológico das palavras ficção, fato e fetiche. Além disso, abordam-se os conceitos de imagem que o Ocidente produz sobre o modo de pensar dos outros povos a partir relatos de viajantes e dos Estudos Culturais, uma vez que é na esfera coletiva que transitam a história e a memória de cada grupo cultural.