Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Ávila, Silvana Baggio |
Orientador(a): |
Torres Neto, Walter Lima |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/247650
|
Resumo: |
Esta tese tem como objeto de estudo a fala cênica (stsenítcheskaia riétch) na perspectiva do Sistema de Konstantin Stanislávski (1863-1938). O objetivo principal da investigação é conhecer a prática – técnicas, exercícios e procedimentos – e a teoria – princípios e noções – que fundamentam o campo da fala cênica segundo o Sistema. A obra de Stanislávski foi a fonte primária para investigar o pensamento artístico e pedagógico sobre a fala cênica. As obras de sua discípula e colaboradora nos estudos sobre a palavra artística, Maria Knebel (1898-1985), também foram utilizadas como fonte bibliográfica para o aprofundamento do tema da tese. A leitura de autores de diferentes campos do conhecimento foi suporte na produção de novas reflexões. Considerou-se como parte fundamental da metodologia da pesquisa a experiência prática como forma de acesso aos conhecimentos específicos que demanda o objeto de estudo. A vivência nas aulas de voz e fala ministradas pela pedagoga russa Elena Konstantinovna Gaissionok foi fundamental para o conhecimento e aprofundamento do Sistema, em uma prática de trabalho desenvolvida sob o legado das descobertas de Stanislávski. Com a pesquisa, revelam-se os conceitos, a metodologia de trabalho, os exercícios, os procedimentos e os princípios do Sistema que orientam a moderna pedagogia da fala cênica. As incursões teórico-práticas da pesquisa constituíram um período de revisão formativa para a pesquisadora, atriz e professora que a impulsionam a dar continuidade ao seu aperfeiçoamento, capacitando-a para prosseguir no desenvolvimento de sua própria prática pedagógica, promovendo o avanço na metodologia de ensino da voz e da fala junto aos alunos do Curso de Artes Cênicas da UFSM. Ao ampliar a compreensão sobre o tema da pesquisa, busca-se a difusão dos conhecimentos artísticos e pedagógicos envolvidos, contribuindo para incentivar o cultivo do trabalho com a fala cênica no contexto da educação de atores brasileiros. |