Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Rocha, Fernanda Marília Gomes da |
Orientador(a): |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/206762
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Resumo: |
O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao compartilhamento de seus resultados com o público. Na busca de evidenciar os principais desafios e possibilidades do processo de encenação teatral no contexto da Educação Básica, reflete-se sobre a utilização de recursos humanos, relacionais, curriculares, pedagógicos e de espaço e tempo encontrados, ou conquistados, pelo professor de Teatro, para o desenvolvimento de processos criativos em sala de aula, sob a perspectiva construtivista de conhecimento. A situação empírica da investigação desenvolve-se com base nos princípios da pesquisa-ação, a partir de um projeto de encenação desenvolvido no ano letivo de 2018, junto a duas turmas de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Estadual de Porto Alegre, na qual a pesquisadora leciona a disciplina de Arte. As reflexões têm por base a leitura de teóricos dos campos da Pedagogia das Artes Cênicas e dos Estudos Teatrais, tais como: Viola Spolin (2008, 2009), Jean-Pierre Ryngaert (1977, 2009), Joaquim Gama (2002, 2009), Célida Salume Mendonça (2007, 2009, 2010, 2013), Anne Bogart (2011, 2017) e Patrícia Fagundes (2009, 2011), dentre outros. Como resultados da pesquisa destacam-se as análises dos procedimentos de criação cênica utilizados na função de professora-encenadora, considerando as etapas do processo de montagem, os fazeres docentes e discentes constitutivos da experiência pedagógica e artística vivenciada e as relações entre processo e produto na sala de aula, e para além dela. |