Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Felipe Vlaxio |
Orientador(a): |
Rosário, Nísia Martins do |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/274913
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Resumo: |
A presente investigação se debruça sobre o argumento de uma tradição lírica nas camadas da cultura manauara, germinada a partir do fim do século XIX, constante dos processos comunicacionais produzidos pelo Festival Amazonas de Ópera. Trata-se de uma tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo principal foi investigar a semiose oriunda da semiosfera composta pelo Festival Amazonas de Ópera na relação entre o espetáculo lírico e a cultura manauara, apresentando como especificidades o estabelecimento de um marco teóricoreferencial sobre a cultura manauara e a tradição lírica herdada do período da Belle Époque, o mapeamento dos aspectos indicativos do que vem a compor uma cultura manauara a partir dos espetáculos líricos, a identificação das traduções na cultura manauara motivadas pelas ressignificações da herança operística na cidade de Manaus, e um traçado dos sentidos produzidos na semiosfera da cultura manauara a partir do Festival Amazonas de Ópera em sua relação com o espetáculo lírico desde o período da Belle Époque. O trabalho se justifica, portanto, sob a possibilidade de resgate e manutenção da memória operística e urbanística de Manaus, bem como pela proposta de analisar a cena lírica manauara por uma perspectiva comunicacional e semiótica em paralelo ao desenvolvimento sociocultural viabilizado pelo Ciclo da Borracha na Região Amazônica. Para tanto, fez-se uso do método do estudo de caso, alinhado a uma abordagem semiótica, com a finalidade de tecer discussões e análises sobre a tradição lírica na cultura manauara por meio dos conceitos de diacronia e tradição conforme os postulados da semiótica soviética, corrente esta utilizada para direcionamento do estudo em torno da cultura. Trata-se, além disso, de uma pesquisa documental em que foram considerados documentos históricos de periódicos da imprensa e monografias da literatura especializada sobre a cidade de Manaus em duas temporalidades: de 1890 a 1907, período em que houve maior incidência da ópera nos teatros manauaras, e a partir de 1997, quando foi instituído na cidade o Festival Amazonas de Ópera. Os resultados da investigação apontam que o festival pode ser compreendido como um resgate da herança operística da Belle Époque na cidade de Manaus. Nessa lógica, uma tradição lírico-manauara não apenas se torna factível, como se vê atravessada por cinco dimensões, quais foram expostas nessa tese, a saber: a dimensão da elite, a dimensão citadina, a dimensão transgeracional, a dimensão de resgate e a dimensão do acesso. Embora não se pretenda que tais dimensões sejam absolutas ou irretocáveis em sua propositura argumentativa, a concepção que delas se extrai delineia uma trajetória diacrônica da lírica na cultura manauara, que por sua vez se originou no período da Belle Époque Manauara e hoje se reafirma como tradição nas edições do Festival Amazonas de Ópera. |