Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2010 |
Autor(a) principal: |
Batista, Jonathas Carvalho
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Orientador(a): |
Gomes, Antonio Máspoli de Araújo
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25715
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Resumo: |
Este trabalho tem por objetivo apresentar e propor uma reflexão dialética sobre a cosmovisão social dos batistas paulistanos, enquanto entidade social constituída. Ou seja, qual a práxis social adotada como modelo pelo grupo como unidade social ativa, buscando uma aproximação entre a estrutura conceitual do pensamento Batista no Brasil essencialmente na cidade de São Paulo. Pretende ainda promover uma análise mais aprofundada do tema apresentando uma projeção real deste quadro, demonstrada através de pesquisa de campo, desenvolvida e promovida exclusivamente para este fim. O autor durante todo o período de produção acadêmica buscou e investigou o funcionamento da relação entre compreensão e ação , especificamente quanto aos modelos de intervenção social adotados por ela. Entretanto, esta análise necessita de um lugar de leitura , um horizonte por onde trilhe esta pesquisa. Para isto, o autor adotou como referencial teórico, o pensador e filósofo italiano, Antonio Gramsci, sob a perspectiva analítica desenvolvendo o processo de interpretação adotado neste trabalho. Compreender a cosmovisão de um grupo religioso como margeador de um processo de intervenção social particular (no sentido lógico) se faz então, o objetivo central, mesmo que associado a uma perspectiva exterior (Gramsciana) de análise. Análise essa que, em seu conjunto demonstra uma possibilidade de unidade de intenções e necessidades. |