Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Hajli, Sandra Maalouli |
Orientador(a): |
Florio, Wilson |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/38787
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Resumo: |
O objeto desta tese, inserida na área de Projeto de Arquitetura com o apoio da FAU Mackenzie, são sete projetos de concurso não construídos de Roberto Loeb entre os anos de 1966 e 1992, preservados no acervo pessoal do arquiteto, muitos inéditos e não analisados no campo acadêmico. O objetivo consiste em analisar individual e comparativa esse conjunto de projetos com foco no sistema de circulação e identificar as características dos espaços de passagem, contribuindo para a leitura da obra de Roberto Loeb. A hipótese parte do pressuposto que o sistema de circulação é o elemento estruturador e gerador do partido arquitetônico de Loeb. A compreensão de como o arquiteto planeja e organiza os movimentos e trajetórias dentro de um espaço arquitetônico pode revelar aspectos funcionais, formais, espaciais e perceptivos, mas também a poética da sua arquitetura. A metodologia adotada envolveu a elaboração de modelagem 3D, animação e realidade virtual, proporcionando uma simulação imersiva do movimento no espaço-tempo, fundamental para o estudo e entendimento de projetos não construídos. Os resultados obtidos, após as análises e as sínteses realizadas, permitem afirmar que a partir da apreciação do sistema de circulação é possível identificar qualidades espaciais, formais e perceptivas decorrentes da valorização dos percursos, tanto nos espaços internos das edificações, como nos espaço entre as construções e na interação com o ambiente urbano circundante, proporcionando uma experiência sensível que integra elementos materiais e imateriais, realidade e utopia, promovendo o convívio e a liberdade das pessoas. |