Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Moura, Adenilson Soares de |
Orientador(a): |
Rizolli, Marcos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/39451
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Resumo: |
O presente trabalho é a continuação de uma pesquisa que se iniciou em 2016, quando ingressei no curso de mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. A dissertação teve como tema “A Influência do Protestantismo Calvinista da Cidade de Alto Jequitibá”. Foi possível armazenar centenas de fotografias, que revelaram a história regional através das imagens. As imagens foram fotografadas no museu do Padre Júlio Maria, no museu da APCE (Associação Presbiteriana do Colégio Evangélico), no museu e na biblioteca da Igreja Presbiteriana de Alto Jequitibá-MG. Essas imagens revelam a influência das igrejas católica e protestante na religião e na sociedade. Encaramos o desafio de expor essas imagens de forma verbo-visual, para mostrar como a fotografia ilustra os acontecimentos e situações de pessoas envolvidas nessa história. Como um elemento que compõe a narrativa jornalística, a fotografia – imagem visual fixa –, ou seja, impressa no jornal, assume “uma materialidade marcadamente simbólica, não está ali apenas para ilustrar. [...] Acompanhando textos [...], a foto torna-se argumento do jornalista, complementando a veracidade sobre o que ali se escreve, ajudando a comprovar o que foi dito.” (VAZ, 2006, p.9-10). A fotografia proporciona experiências estéticas e informativas quando utilizada no jornalismo. Ainda que tenha surgido na metade do século XIX, foi somente no século XX que passou a ter espaço, de fato, nos jornais diários e revistas – descompasso que se justifica, basicamente, por questões tecnológicas. Por meio dela se ampliaram as possibilidades descritivas e argumentativas textuais, pois o campo do visual permite estas mesmas funções, adicionadas de indicialidade, presença e testemunho (SILVA Jr.; QUEIROGA, 2010). Dessa forma, nossa pesquisa será referenciada em curadorias realizadas durante visitas a museus e bibliotecas, que contêm informações pertinentes ao tema proposto. |