Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Moretto, Natalie Rodrigues |
Orientador(a): |
Aguiar, Cristhiano Motta |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/31022
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Resumo: |
A presente dissertação tem como objetivo analisar os personagens protagonistas dos longas Noivo neurótico, noiva nervosa (1977) e O festival do amor (2020), do diretor e roteirista norte-americano Woody Allen. Partindo do pressuposto de que são filmes com a mesma temática central, buscamos comparar a forma como ele constrói seu protagonista e como sustenta um cinema autorreferencial, mesmo com mais de meio século de separação entre as duas obras. Com essa finalidade, procuramos identificar assuntos correlatos que são abordados por Alvy e por Mort em seus diálogos e monólogos interiores e como cada um deles se desenvolve dentro de seu universo existencial, partindo de suas representações de alguns dos dramas do homem pós-moderno e sua relação com o Outro e com o ambiente. Esta análise pauta-se nas teorizações de Byung Chul-Han (2015) e Zygmunt Bauman (1998, 2021) sobre o conceito da pós-modernidade, atreladas às ideias de Leonor Arfuch (2010) a respeito da tendência autorreferencial do sujeito contemporâneo. Além disso, para melhor entender os recursos cinematográficos e audiovisuais utilizados, lançamos mão das teorias de Marcel Martin (2013) e Eva Heller (2013) |