Músicas da infância, de tradição oral: um relato das experiências expressivas, a partir de uma intervenção pedagógica com crianças de 6 a 7 anos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Souza, Paula Leme de lattes
Orientador(a): Ambrogi, Ingrid Hötte lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24800
Resumo: Esta dissertação consiste no relato da experiência pedagógica realizada com crianças de 6 a 7 anos, envolvendo músicas infantis de tradição oral entendidas como manifestação cultural no ambiente escolar nas aulas de Arte/Música da EMEF Ministro Aníbal Freire, situada na cidade de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso, que busca descortinar o percurso docente a partir do olhar das expressões peculiares em cada uma das canções, jogos e brincadeiras cantadas pelo grupo de crianças. A pesquisa pretendeu verificar qual tipo de repertório musical que melhor contemplava os encontros musicais com as crianças. Devido à diversidade de manifestações musicais encontradas em nossa cultura e no intuito de ressaltar o valor de suas presenças nos espaços educacionais, tornou-se necessária a escolha de algumas canções divididas em: Brinquedos Melódicos, Brinquedos Ritmados, Brinquedos Rítmico-Melódicos e Brinquedos Melódico-Rítmicos. Para tanto, foi fundamental compreender a natureza, a trajetória histórica e a presença desses elementos na atualidade. Os objetivos da investigação concentraram-se em: conceituar a importância dos jogos e das brincadeiras cantadas na infância em ações pedagógicas na perspectiva da etnopesquisa implicada e cultural; apontar a sua diversidade nas práticas educacionais; caracterizar seus elementos definidores; apontá-la como uma manifestação cultural modificada pelo fenômeno da circularidade cultural. Concluímos a dissertação com a análise e o encontro da prática pedagógica vivenciada com documentos que norteiam o ensino de música e de projetos para Educação Municipal atual em São Paulo. A fundamentação teórica da pesquisa pautou-se nos estudos de Violeta Gainza, Marisa Fonterrada, Lydia Hortélio, entre outros. A pesquisa indicou a prática pedagógica musical e a música de transmissão oral da infância como manifestação que funde diferentes linguagens e aciona instâncias racionais e sensíveis de seus participantes, constituindo expressão de congraçamento e alegria individual e coletiva. Pela importância das práticas na construção da identidade pessoal e cultural dos educandos, essas devem ser mais conhecidas, divulgadas e praticadas nos espaços escolares e de formação de professores.