Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2016 |
Autor(a) principal: |
Periago, Francisco Redondo
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Orientador(a): |
Bridi, Marlise Vaz
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25169
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Resumo: |
A presente tese tem como o seu objetivo investigar e analisar o processo discursivo estruturado na composição narrativa do documentário “Ônibus 174” produzido pelo cineasta José Padilha. Apesar da ideia de autenticidade estar enraizada em sua identidade, o documentário é um produto autoral ligado à forma de pensar do seu diretor. Nesse sentido, o gênero documentário não poderia mostrar uma realidade e, sim, a sua representação. Essa representação da realidade é composta por valores e conceitos ligados ao ponto de vista do diretor que orienta o espectador para determinadas perspectivas. No caso do documentário pesquisado, a orientação está voltada para a violência, a pobreza e a exclusão social que possivelmente levaram Sandro Rosa do Nascimento ao mundo da criminalidade. Dessa forma, trata-se de uma configuração de argumentos convincentes que predispõe o espectador a ter uma noção do que o levou ao episódio do sequestro. Assim, para a construção dessa narrativa, o diretor se utilizou de entrelinhas, elaboradas por meio de enunciados e enunciações, para compor uma construção discursiva composta por discursos audiovisual que age como elementos para a reflexão do espectador. Para a compreensão do discurso no documentário foi utilizada a base teórica da Análise de Discurso como ferramenta de pesquisa para investigar a construção narrativa e estabelecer um cenário sobre o conteúdo discursivo instituído no documentário Ônibus 174. |