Mobiliário e arquitetura moderna brasileira: a contribuição da loja de móveis Branco & Preto (1952 a 1970)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Dias, Bruno Silva lattes
Orientador(a): Abascal, Eunice Helena Sguizzardi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25940
Resumo: A presente pesquisa traça um panorama da arquitetura e do mobiliário produzido no Brasil desde o início do século XX, dando destaque para o móvel moderno brasileiro produzido entre as décadas de 1950 e 1970 e para a arquitetura residencial burguesa. Tem também como base analisar a produção articulada desse mesmo mobiliário e da arquitetura residencial moderna paulistana. Naquele período, a sociedade formada pelos arquitetos da loja Branco & Preto e o novo momento político que permeava o cenário nacional incentivaram a inserção e levaram à consolidação do ideário moderno em São Paulo. Essa produção significou, mediante a contribuição da loja de móveis Branco & Preto, um sinônimo de parceria e cooperação, ao atuar como mediadora da inter-relação entre o móvel e a arquitetura residencial propriamente dita. O objetivo geral é evidenciar e caracterizar a relação necessária entre a arquitetura moderna e o mobiliário produzido no período supracitado, que foi proporcionada pela disseminação e assimilação no Brasil do ideário e das práticas modernistas. O mobiliário projetado nesses anos vinha de uma linha produzida com requinte e excesso de ornamentos e consistia em elemento indissociável da expressão daquela arquitetura. Sendo assim, a pesquisa parte do pressuposto de que a relação entre os espaços internos e a casca arquitetônica encontrava no mobiliário um dos principais suportes de expressão de vanguarda. Ademais, é inevitável considerarmos o fato de que o mobiliário expressa valores culturais, estéticos, econômicos e sociais agregados, temas que o enriquecem e tornam complexas as suas características específicas e influências artísticas, bem como as técnicas de produção. As questões levantadas serão evidenciadas com a reconstituição, através de desenhos e maquetes da loja Branco & Preto localizada na Rua Vieira de Carvalho, nas reconstituições das salas da residência de Roberto Aflalo e da residência Pacaembu projetos dos arquitetos Plínio Croce e Roberto Aflalo de 1955, nas reconstituições da sala de estar da residência Maria Luisa e Oscar Americano de 1952 e do primeiro pavimento da residência Jardim América de 1956 ambos projetos do arquiteto Oswaldo Arthur Bratke, além do desenvolvimento de desenhos e maquetes de móveis inéditos de autoria dos membros da loja.