Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Soares, Karina Bimbatti Assumpção |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/215397
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Resumo: |
Tradicionalmente os genera gregos são tetracordes formados por uma sequência melódica de quatro notas, sendo duas notas chamadas de fixas e localizadas uma em cada extremidade do tetracorde e outras duas chamadas de notas móveis e encontradas entre as duas notas fixas. O tetracorde é classificado em gênero diatônico, cromático e enarmônico, a depender da posição das notas móveis. As três classificações possíveis para o gênero harmônico são conhecidas como genera gregos, os quais foram discutidos por diversos teóricos renascentistas, desde a concepção sobre o que são os genera gregos até a sua aplicação na polifonia. Ao final do século XVI temos teóricos e compositores explorando as possibilidades dos genera gregos na música polifônica e como resultado temos uma música cheia de cromatismos e que por vezes foge ao estilo contrapontístico. Um dos grandes problemas para a prática musical do final do séc. XVI remete à dificuldade em afinar o semitom – e ao sistema de afinação da época- nos instrumentos quando dois ou mais instrumentos tocam juntos. Esse problema é relatado por Ercole Bottrigari (1531-1612) em seu tratado Il Desiderio (1594) e conceitos como gêneros harmônicos, afinações e música ficta são abordados no escopo do tratado do autor. Os autores em sua grande maioria concordavam sobre o conceito de gêneros harmônicos, contudo a forma como eram aplicados à polifonia – e por vezes se era possível fazê-lo – poderia variar de acordo com o compositor ou teórico musical. Dessa maneira, o presente trabalho se inicia com informações sobre a vida e as obras de Ercole Bottrigari e uma contextualização histórico-musical com informações explicativas a respeito do conteúdo do tratado Il Desiderio e da sua tradução, a qual será apresentada na sequência. Na parte final do trabalho apresentamos os aspectos e princípios básicos da polifonia do século XV-XVI para que possamos compreender em que contexto se dará o uso dos genera gregos. Para isso, faz-se necessário apresentar parâmetros e ferramentas para análises relacionados à música polifônica, tornando possível a análise da mesma para identificação da aplicação desses gêneros harmônicos. Após a identificação, é possível estabelecer diferenças de uso de um mesmo genera grego – principalmente o cromático- entre os compositores e os teóricos musicais. |