Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Jóe, Márcia Maria Sant'Ana |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/237225
|
Resumo: |
Elegemos estudar a obra Poemas de Cândido Portinari, seu único livro de poemas publicado em 1964 originalmente sem ilustrações. A obra Poemas está dividida em 4 partes ou seções: “O menino e o povoado”, “Aparições”, “A revolta” e “Uma prece”. Os temas de Portinari-pintor e Portinari-poeta são os mesmos: os temas do Portinari-poeta lembram os temas do Portinari-pintor, quando se referem às alegrias e medos da infância em Brodósqui. Realizamos uma análise comparativa entre as três edições disponíveis da obra, quanto a alterações de diagramação, de versos, acréscimo de manuscritos, fotos e pinturas. Elegemos um recorte de poemas da seção de “O menino e o povoado”, a maior entre as três seções, “Aparições” e “A Revolta”. O objetivo foi de estudar o diálogo dos poemas de Cândido Portinari com o processo de composição de suas obras plásticas, pesquisando as relações estéticas entre essas diferentes linguagens, tendo como instrumento de análise a semiótica greimasiana, especialmente os conceitos de enunciação, figuratividade, semiótica figurativa e a plástica e questões próprias da poética: ritmo, rima e distribuição espacial das palavras. Também estudamos a aproximação do poeta com os grupos de artistas e analisamos sobretudo, o ineditismo da poesia de Portinari, sua filiação ao Movimento Modernista, e também avaliamos se tais dados podem configurar uma poética que se aproxime das pinturas de Portinari. Esperamos que esse estudo possa despertar e inspirar outras pesquisas acerca da poética de Portinari e contribuir para o desenvolvimento de reflexões pertinentes no que se refere aos procedimentos comuns entre as artes. |