A escola de composição de Camargo Guarnieri

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Kobayashi, Ana Lúcia M. T [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/95142
Resumo: A Escola de Composição de Camargo Guarnieri foi criada por volta de 1950 com o objetivo de dar orientação a jovens compositores dentro da estética nacionalista. Camargo Guarnieri, assim como sua Escola, foi influenciado pelos ideais de Mário de Andrade, que defendia a idéia de que a música brasileira deveria estar baseada no estudo do folclore. Nesta pesquisa, por meio de uma narrativa histórica e de abordagem metodológica qualitativa, pretendeu-se apresentar um panorama do funcionamento da Escola de Composição de Camargo Guarnieri investigando as atividades relacionadas ao ensino musical do compositor, sua formação cultural e musical, assim como o contexto histórico no qual a Escola está inserida. De maneira não institucionalizada e funcionando em torno da figura de seu mestre, a Escola de Composição de Camargo Guarnieri formou, durante mais de 40 anos de ensino, cerca de 31 compositores bastante atuantes nacional e internacionalmente. Em 1950, com a publicação da Carta Aberta aos Músicos e Críticos do Brasil, Guarnieri se envolveu na disputa por espaço no meio musical brasileiro entre nacionalistas e vanguardistas. Entre as conseqüências da publicação do documento estão as generalizações a respeito da maneira de ensinar composição de Guarnieri, principalmente a crença de que o compositor impunha o nacionalismo aos seus alunos.