Design e arte na contemporaneidade brasileira: diálogos e conflitos na década de 2010

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Faustinelli, Ana Claudia Pinheiro Santos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/235698
Resumo: As relações entre design e arte foram rejeitadas por muito tempo, no Brasil, em razão da proposta industrial realizada no país, pautada no racionalismo e funcionalismo. Porém, com a globalização, somada à entrada dos sistemas informáticos digitais e das redes, colaboraram para a ruptura das fronteiras entre os campos do design e da arte, fortalecidos pelas questões interdisciplinares e transdisciplinares da contemporaneidade, bem como a valorização da estética no cotidiano e a concepção da cultura como mercado de consumo. Por sua vez, a cultura brasileira é rica em produções criativas de objetos de design que apresentam também características de objetos artísticos, indicando a proximidade destes campos. O estudo foi desenvolvido com a aplicação de abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica assistemática e sistemática, pesquisa documental e estudos de caso. O objetivo foi realizar um estudo aprofundado da abrangência da estética e das proximidades do design e da arte na contemporaneidade brasileira a partir da seleção e do estudo de casos produzidos entre 2010 e 2020. A análise dos objetos selecionados de diferentes dimensões demonstra estes diálogos em parte da produção contemporânea por meio de critérios, como a relação com os sujeitos ampliada para as experiências sensíveis e da fruição, com objetos únicos que valorizam as funções estética, simbólica, expressiva, poética e subjetiva acima da função prática; a utilização de processos criativos e produtivos com experimentações, subversões e intercâmbios de linguagens, além de características mercadológicas e comunicacionais da promoção desses objetos que aproximam design e arte.