De poeta a editor de poesia: a trajetória de Machado de Assis para a formação de suas Poesias Completas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Gonçalves, Fabiana [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/115573
Resumo: Esta pesquisa analisa a tarefa de editor desempenhada por Machado de Assis durante a trajetória de formação à coletânea Poesias completas. Lançado em 1901, o volume organizado pelo próprio autor reuniu poemas coligidos na primeira edição das Crisálidas (1865), das Falenas (1870) e das Americanas (1875), e apresentou ao público seu derradeiro tomo poético: Ocidentais. Embora oficialmente fosse o francês Hippolyte Garnier o livreiro- editor do florilégio, as intervenções realizadas pelo poeta evidenciam a efetiva participação de Machado de Assis na concretização do projeto. Preparando, ordenando e exercendo suas percepções literárias, o autor revelou-se poeta, editor e crítico das Poesias completas. Para além da escritura dos poemas, selecionou, eliminou e/ou reestruturou notas, versos e epígrafes anteriormente publicados. Afora as supressões e reformulações estruturais aplicadas a vários poemas antes de efetivamente estamparem as páginas dos livros, os textos introdutórios às compilações também refletem o exercício crítico de Machado de Assis. Assim, ao rastrear o percurso machadiano, procuraremos investigar o exercício de revisão poética e sobretudo os critérios adotados para a formação da antologia editada em 1901. Para tanto, recorreremos às então chamadas fontes primárias, às primeiras edições, às críticas veiculadas pela imprensa contemporânea ao poeta e às variantes não publicadas nas Poesias completas, mas fixadas nas primeiras edições. Sob o prisma da crítica genética, cujo caráter interdisciplinar solicita leituras em constante interlocução com outras tendências críticas, e considerando os pontos de intersecção entre literatura e história, buscaremos compreender o processo criativo de Machado de Assis enquanto poeta e editor das Poesias completas