Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Sbrogio, Renata de Oliveira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/204735
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Resumo: |
Em tempos de uso contínuo de mídias digitais nos mais variados ambientes sociais e profissionais é preciso refletir sobre uma formação docente que compreenda a sintaxe da linguagem visual como estratégia fundamental no design aplicado aos propósitos de aprendizagem dos seus objetos educacionais, uma vez que, faz-se comum a produção de tai matérias próprios (slides, apostilas, gráficos, infográficos, entre outros), tanto para uso pessoal como compartilhado, porém, sem os mínimos conhecimentos técnicos e conceituais sobre a sintaxe da linguagem visual. Com isso, além da revisão bibliográfica, este estudo realizou-se com mais três metodologias, em fases diferentes da pesquisa: netnografia, pesquisa-ação e método comparativo, de forma a constatar a importância de uma formação docente que considere preparar o professor do século XXI para o fazer do design educacional e de aprendizagem. Notamos a necessidade de instrui-los com o efetivo uso dos princípios básicos do design na produção de Objetos de Aprendizagem eficientes, focando a melhoria das perspectivas de atenção, compreensão e aprendizagem do aluno. A ampliação da atuação docente para além da educação presencial e formal favorece seu exercício na elaboração, implementação e gestão de produtos educacionais que visem a melhoria do ensino e aprendizagem nos diferentes níveis de ensino. Assim, slides são como “imagens” (com textos, cores, fotos, vídeos, sons), carregados de sentidos e, se seu planejamento e produção forem direcionados pelo pensamento do design, facilitando as leituras de seus discursos, ditos e não ditos, propiciarão experiências de aprendizagem muito mais efetivas e significativas. |