Práticas criativas em diferentes contextos: uma trilha ao fazer musical criativo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Mogames, Rodrigo Assad Lossurdo Toniolli [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/194403
Resumo: Nesta dissertação, se investigou como a utilização de atividades baseadas em Práticas Criativas podem auxiliar a ação do educador musical, em diferentes contextos de ensino e aprendizagem, e a estruturar uma trilha a caminho do fazer musical criativo. A investigação se caracteriza, quanto à sua abordagem, por ser qualitativa. Para o seu desenvolvimento, foram objeto de estudos três diferentes contextos de ensino: a) crianças de 08 (oito) a 11 (onze) anos; b) Graduandos dos cursos de Música, Artes Cênicas e Artes Plásticas do Instituto de Artes da UNESP – SP; c) Jovens e adultos interessados em geral, com ou sem conhecimento musical prévio. Em cada um dos grupos foram realizados encontros, no Instituto de Artes da UNESP, em formato de Oficina de Música, utilizados, tanto como recurso pedagógico, quanto como procedimento metodológico. Dessa maneira, a pesquisa caracteriza-se por ser um Estudo Multicasos, amparado pelas propostas metodológicas conhecidas por Cartografia (DELEUZE e GUATTARI, 1995). Como referencial teórico, foram utilizados educadores que se alinham a abordagens criativas. Dentre eles, destacam-se Murray Schafer (1933 - ), Hans-Joachim Koellreutter (1915 – 2005), Chefa Alonso (1955 - ) e Victor Flusser (1951 - ). Essa pesquisa justifica-se pela necessidade de se divulgar o pensamento pedagógico musical baseado em Práticas Criativas. As atividades propostas foram registradas em áudio e/ou vídeo, descritas e analisadas no trabalho. Como resultado, menciona-se que a utilização de Práticas Criativas pode contribuir com a ação docente do educador musical, e em cenários tão desafiadores como os encontrados por esses profissionais, são, não apenas necessárias, mas fundamentais.