Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Pampana, Antonio Edevaldo |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/152633
|
Resumo: |
Projetos de Intervenção em contextos históricos que não buscam estabelecer um diálogo entre os elementos que configuram o lugar e sua ambiência, desconsiderando os valores sociais, históricos e culturais que definem identidade e a memória dos cidadãos que ali vivem, podem resultar numa arquitetura de agressão e ruptura com o contexto, prática muito comum no urbanismo monológico presentes principalmente as áreas centrais da maioria das cidades brasileiras. Diante disso, vários estudos demonstram a importância em adotar a dialogia como método aplicado à análise dos projetos de intervenção em contextos históricos. A pesquisa tem por objetivo avaliar se a arquitetura da Praça das Artes é dialógica com seu contexto. Através do Método dialógico hermenêutico com base na fundamentação teórica e filosófica de Bakhtin, Ricoeur e Muntañola, analisamos as relações dialógicas da arquitetura da Praça das Artes com seu contexto, visando identificar suas dialogias internas e com seu contexto, compreendendo o centro histórico de São Paulo, a gestão pública da Prefeitura de São Paulo e a formação dos arquitetos autores do projeto. A análise da arquitetura da Praça das Artes aborda as dimensões e estruturas cronotópicas do projeto, construção, a percepção dos usuários e leitura da obra a partir dos críticos. Como resultado, a Arquitetura da Praça das Artes apresenta um dialogismo poético com o contexto, estabelece relações dialógicas atravde hibridação, inovação e intertextualidade com a gênese do lugar, propõe uma atualização cronotópica da quadra 27 reconfigurada como um potencial vetor de transformação sócio física do centro histórico de São Paulo. |