O "riso maquiavélico": comicidade e derrisão moral em A mandrágora

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Valverde, Michel Farah
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/202405
Resumo: A presente dissertação aborda a composição dos elementos cômicos na obra dramatúrgica A mandrágora, de Nicolau Maquiavel. O que está em destaque neste estudo é a relação entre a comédia e a moral, tendo como enfoque específico a controvérsia maquiaveliana ao ideal de moralidade herdado da filosofia tradicional e retomada sob nova perspectiva no pensamento cristão medieval, ancorada principalmente na noção de virtude, subvertida nos escritos do filósofo florentino. O proposto estudo pretende compreender com minúcias essa transição de valores representada com ironia pelo texto dramatúrgico, tendo como pressuposto a eficiência e preponderância da comédia na averiguação dos hábitos humanos frágeis e decaídos, em vias de mutação, e na contribuição que a comédia proporciona para a observância dos rumos da modernidade e da transição de valores, nas quais o teatro é um interlocutor privilegiado.