Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Zambon, Pedro Santoro |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/192956
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Resumo: |
A tese analisa o fenômeno dos hubs criativos e seus efeitos no desenvolvimento da Indústria de Jogos Digitais (IJD). O procedimento metodológico é a construção de teorias através de estudos de caso. A coleta de dados se faz por meio de pesquisa documental em websites e relatórios públicos dos 69 hubs criativos da IJD mapeados em todo o mundo. A coleta também envolve entrevistas semiestruturadas on-line e presenciais com gestores dos hubs, e pesquisa de campo com observações diretas. O estudo descreve a estrutura global da IJD e analisa suas implicações nos clusters criativos locais. Mapeia e sistematiza os hubs criativos da IJD, descreve e classifica as ações realizadas por esses hubs. Estuda o caso do hub Dutch Game Garden como exemplo destas iniciativas. A partir dos dados levantados e sistematizados, são formuladas hipóteses, analisadas à luz da literatura. Como resultado, é construída uma série de premissas teóricas a respeito dos hubs criativos da IJD. São elas: os hubs criativos podem ampliar a proximidade entre os agentes de um cluster; a colaboração é essencial para o sucesso de um hub criativo; a eficiência das ações realizadas pelo hub criativo está relacionada ao grau de maturidade do cluster em que ele está localizado; os hubs criativos ocupam o papel de intermediários nas cidades criativas; e as ações dos hubs são capazes de catalisar o desenvolvimento de clusters criativos da Indústria de Jogos Digitais. |