Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Encarnação, Paulo Gustavo da [UNESP] |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/11449/93362
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo tratar e refletir historicamente a relação entre música, mídia e política, isto é, a relação entre o denominando rock nacional dos anos 80 com a mídia (impressa, radiofônica, fonográfica e televisa) e o processo de redemocratização política durante o período compreendido entre 1982 a 1989. Objetivamos destacar e interpretar especialmente as canções do rock oitentista brasileiro que proporcionaram um conjunto de críticas com relação à sociedade e à política brasileiras durante o período que abrange a fase final da ditadura militar e a transição democrática. Dessa forma, buscamos traçar inicialmente uma breve história social e cultural das quinze bandas e quatro cantores selecionados antes de ingressarem no âmago da indústria fonográfica. Buscamos entender quais foram as ferramentas e os processos que possibilitaram a entrada dos roqueiros no universo midiático, bem como as relações dos roqueiros com as diferentes mídias, além de buscar entender como o rock nacional foi visto pelos jornalistas, críticos, músicos e intelectuais que escreviam ou escreveram para grande imprensa brasileira. Para tanto, foram pesquisados os jornais paulistas Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo e o carioca Jornal do Brasil, bem como a revista Veja, de circulação nacional, e a revista especializada em música Bizz. A discografia selecionada compreende entre 1982/83, período dos primeiros lançamentos dos roqueiros dos anos 80, a 1989, ano da primeira eleição direta para presidente da República após o fim do regime militar. O rock nacional dos anos 80 foi entendido nesta dissertação como portador de significados e representações políticas. Distante portando de definições que procuravam, e ainda tentam, aprisiona-lo sob o rótulo de alienação política e da rebeldia... |